10 Passos para começar agora a investir na bolsa de valores

Quando se pensa em fazer investimentos, é importante pensar em tudo antes disso, sem se jogar de cara, pois um investimento é algo sério e que se deve tomar bastante cuidado e prestar bastante atenção antes de contratá-lo. Sendo assim, se você quer realizar investimentos, porém é inexperiente nesse assunto e não sabe como dar o pontapé inicial para conseguir conquistar aquilo que você deseja, saiba que no artigo e hoje, você irá obter dicas que irão ajudar você a conseguir aprender como começar a investir e poder se tornar um investidor de sucesso. Então continue ligado e confira todas as informações que separamos para você. Confira:

Veja também:

Saiba como cadastrar o seu curriculum

Investimentos sustentáveis: Conheça o fundo ESG

Conheça o cartão de Crédito Azul Itaucard

Descubra os melhores investimentos para 2021

1. Organizar as finanças

O primeiro passo antes de mais nada para investir na bolsa de valores, para que você possa dar o pontapé inicial e começar a fazer seus investimentos, é se organizar e colocar todas as suas finanças em um papel para manter o controle e para que você possa ter um melhor planejamento. Sendo assim, você precisa anotar tudo aquilo que você ganha e todos os seus gastos e despesas. 

Você terá noção de quanto sobra e além disso, ainda poderá ver o que realmente é necessário e o que pode ser cortado. Ao fazer isso, você consegue economizar mais durante um mês e consegue ter mais dinheiro sobrando para conseguir realizar o seu investimento e mantê-lo, sem a necessidade de se desfazer dele pelo fato de estar precisando de dinheiro.

2. Ter uma reserva financeira

Ao ter planejado e organizado todas as suas finanças, o próximo passo que você precisa dar, é em relação a sua reserva financeira. Se você já tem a sua, está ótimo porque você não terá tanta preocupação quanto a isto. Porém, caso você ainda não possua a sua, é importante que você trata de iniciar uma, pois caso você precise de dinheiro, você não vai ter a necessidade de ter que deixa o seu investimento de lado para suprir uma outra necessidade de emergência, já que ao possuir o dinheiro já reservado, você vai conseguir resolver seus problemas com uma maior facilidade. Por isso, é importante pensar nisso antes de investir na bolsa de valores, pois é possível que você acabe adoecendo, ou perca seu emprego e etc. e ao ter sua reserva, você se preocupa, mas não tanto.

3. Definir objetivos

É fundamental que você também crie suas metas e tenha objetivos a serem alcançados antes de realizar o seu investimento. Sendo assim, determine o tempo no qual você espera que o seu dinheiro retorne para você, o que você deseja fazer com o dinheiro lucrado, e outros e assim, você vai conseguir realizar os seus investimentos, tendo como base, alcançar os seus objetivos.

4. Identificar seu perfil de investidor

Outro ponto bastante importante a ser analisado antes de se realizar  seu investimento, é identificar e descobrir qual é o seu perfil de investidor. É necessário que você saiba quanto você deseja render, se deseja render o seu dinheiro de forma rápida ou mais demorada, além de outros. Ao identificar tudo isso, você deve ir até os tipos de investimentos e comparar o seu perfil com cada um deles, para ver com qual investimento o seu perfil de investidor se encaixa.

Isso porque, existem pessoas que buscam por investimentos que são capazes de oferecer menos tempo para render o seu dinheiro, além disso, existem investimentos que oferecem um rendimento maior, porém possuem mais riscos e vários outros tipos e como você sabe, as pessoas possuem perfis diferentes e por isso você deve descobrir qual é o seu perfil e a partir daí escolher o investimento certo para você.

5. Conhecer as alternativas de investimento

Além disso, você também precisa conhecer quais são as alternativas que cada investimento oferece, como já foi mencionado anteriormente, já que é importante que você compare o mesmo com o seu perfil de investidor, antes de escolhê-lo. A necessidade do conhecimento dessas alternativas se dá pelo fato de os investimentos possuírem características diferenciadas, como maior rentabilidade e maiores riscos, por exemplo.

6. Entender o funcionamento do mercado

Além de tudo isso, ainda é bastante importante que você faça pesquisas sobre o mercado financeiro e converse com pessoas que entendam do assunto para que assim, você possa ter uma noção sobre as regras que existem no meio das negociações, conhecer os pontos que tornam o mercado seguro. Além disso, você precisa conhecer bem a Bolsa de Valores, entender como ela funciona e ficar por dentro de tudo antes de realizar investimentos.

7. Escolher um banco de investimentos

Você deverá fazer a escolha do banco no qual você deseja investir. Com isso, faça comparações, tanto em relação a segurança de cada banco, como também, em relação a taxa de corretagem que cada um desses bancos cobra, para que você escolha a instituição certa. Ao fazer as comparações e descobrir qual é a instituição que poderá te ajudar da melhor forma, você deve prosseguir e ir para o próximo passo.

8. Abrir sua conta

O próximo passo após a escolha da instituição a ser contratada para a realização do investimento é a abertura de sua conta. Uma opção de instituição na qual você poderá optar e que, com certeza, você vai gostar, é a BTG Pactual. A mesma não cobra para que você abra a sua conta e além disso esse é um processo bastante rápido e fácil de ser realizado.

9. Enviar recursos

Ao ter aberto a sua conta, saiba que o próximo passo é começar a investir, realizando transações e transferindo o valor inicial do seu investimento. Lembre-se de arquitetar tudo da forma correta, se planejando bem, para que você não sofra com problemas financeiros mais tarde.

10. Fazer seus aportes

Ao ter feito tudo isso, você agora só vai precisar escolher entre derivados e ativos e por fim, comprá-lo. Caso você opte por realizar o seu investimento na BTG Pactual, saiba que a facilidade de acesso aos seus investimentos é enorme, já que esse acompanhamento poderá ser feito por meio do app do BTG.