Pular para o conteúdo

Aplicativo para tirar vírus do celular – Confira 2 guias alternativos!

Publicidade

Aplicativo para tirar vírus do celular - Cefin
Aplicativo para tirar vírus do celular – Cefin

Aplicativo para tirar vírus do celular vale a pena? Quanto custa para usar um aplicativo desse tipo? Realmente tem como contrair vírus em um smartphone ou esse tipo de coisa só acontece em um computador? Qual sistema operacional está mais suscetível a retenção de vírus e, consequentemente, precisa de um antivírus melhor?

Cada vez mais a internet se torna um ninho de spam. Vírus atrás de vírus são criados a cada dia que passa, sempre com uma forma diferente e “inovadora” de invadir nossos dispositivos pessoais. Mas, não pense que isso é algo atual, muito pelo contrário, o primeiro vírus surgiu no ano de 1986.

Advertisements

Criado por um par de irmãos paquistaneses, o vírus conhecido como “Brain”, que significa cérebro em inglês, era repassado via disquete e contaminava todo e qualquer computador que os impusesse para dentro. De forma geral, era do tipo Boot, ou seja, acabava com a inicialização do computador.

O primeiro spam, por outro lado, uma daquelas mensagens chatas que recebemos como propaganda de algo, surgiu ainda antes, mais especificamente 1978, quando Gary Thuerk, gerente de marketing da empresa Digital Equipment Corporation (DEC) mandou um anúncio por meio da Arpanet, rede pertencente ao governo de defesa norte-americano.

Passados os anos, atualmente os vírus e spams chegaram até mesmo aos celulares, por isso é tão importante ter um aplicativo para tirar vírus do celular. Portanto, caso quiser saber como baixar a usar esse tipo de aplicativo, acompanhe-nos até o final deste conteúdo. Vamos lá, leia com a gente!

Advertisements

Restaure o padrão de fábrica de seu smartphone

Antes de falar sobre aplicativo para tirar vírus do celular, é interessante lembrar de que é possível limpar os vírus de seu smartphone sem ter que baixar nenhum app. Para fazer isso, é necessário restaurar os padrões de fábrica do seu celular. Antes, lembre-se de fazer um backup de seus arquivos.

Prefira fazer isso através de um PC, preferencialmente em uma lan house e com um pen drive. Por que? Porque se o seu smartphone realmente estiver com um vírus, acessar o seu Google Drive ou iCloud não é uma boa ideia. Seguindo, faça isso:

Restaurando smartphones Android

  • Em seu Android, vá até “Configurações”:
  • Em seguida, role a tela toda para baixo até encontrar a opção denominada como “Sistema”;
  • Logo após, finalize o processo clicando em “Restaurar”;
  • O celular irá perguntar se você tem certeza que deseja realizar a restauração, avisará sobre apagar todos os arquivos ali presentes e que deve fazer um backup;
  • A restauração será iniciada e dentro de alguns minutos seu celular será novo sem mais nenhum vírus presente.

Restaurando smartphones iOS

  • Em seu smartphone iOS, vá até a opção “Ajustes”;
  • Logo após, clique na opção denominada como “Geral”;
  • O próximo passo será clicar em “Transferir ou Redefinir o iPhone;
  • Agora, escolha “Redefinir”;
  • Por fim, clique em “Apagar Conteúdo e Ajustes”;
  • O celular irá perguntar se você tem certeza que deseja realizar a restauração, avisará sobre apagar todos os arquivos ali presentes e que deve fazer um backup;
  • A restauração será iniciada e dentro de alguns minutos seu celular será novo sem mais nenhum vírus presente.

Como baixar um aplicativo para tirar vírus do celular?

Vale ressaltar que esse tipo de aplicativo só está disponível para Androids, não funcionando em um iOS, que tem a segurança extremamente reforçada e dificilmente pode ser acessado por um vírus ou hacker. Para baixar esse app em seu smartphone, é simples:

Advertisements
  • Abra a sua Google Play Store ou loja de apps de seu smartphone (pode ser diferente a depender do sistema operacional alternativo);
  • Em seguida, no campo de pesquisa digite “Antivírus para celular”;
  • Por fim, escolha o melhor avaliado e faça seu download.

Com o aplicativo baixado, basta executá-lo para que faça o serviço de limpeza de vírus. O app lhe mostrará quais são os vírus ali presentes e, possivelmente, indicará o local de onde você contraiu. No entanto vale ressaltar que você é quem decide se o exclui ou não: o app não faz nada sem sua alteração.

Vale a pena usar aplicativo para tirar vírus do celular?

Mas afinal, vale a pena usar? Não. Portanto, a nossa recomendação é que você realmente restaure os padrões de fábrica de seu smartphone, seja ele um Android ou iOS. Essa é a única maneira verdadeiramente confiável de limpar o seu celular de quaisquer vírus que estejam ali presentes. Até a próxima!

Advertisements