Pular para o conteúdo

Cartão BPC e LOAS consignado: consiga agora sem burocracia

Anúncios

O Cartão BPC é disponibilizado aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para que eles possam utilizar do benefício de forma prática e segura.

A aprovação do Supremo em relação aos empréstimos consignados para beneficiários do BPC abriu portas para que seja possível conseguir utilizar o Cartão BPC no formato crédito. 5% do consignado pode ser utilizado dessa forma.

Anúncios

Antes, os portadores do benefício não podiam utilizar de empréstimos consignados. Veja conosco nesse artigo o que mudou, qual foi o motivo da aprovação e como solicitar a alteração no Cartão BPC.

Veja Também:

Cartão BPC - Cefin
Cartão BPC – Cefin

Como conseguir o Cartão BPC

Antes de tudo você deve ser um dos beneficiários do BPC. Caso ainda não seja um dos beneficiários, você pode solicitar o benefício juntamente ao INSS. Para ser um beneficiário, precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ter 65 anos, ou mais, ou portar qualquer tipo de deficiência que impossibilite seu sustento
  • A renda per capta da família deve ser menor ou igual a 25% do salário mínimo

Caso atenda aos requisitos, pode solicitar o benefício junto ao INSS.

Sendo um beneficiário, chegou a hora de procurar bancos e/ou instituições que oferecem aos beneficiários o cartão de crédito consignado. Nem todos os bancos oferecem essa opção, porém pode ser uma boa ideia procurar por fintechs que trabalham com isso.

Por exemplo, a Empresta oferece o cartão BPC consignado.

Solicitação do Cartão

A tecnologia possibilita que possamos recorrer à solicitação online do cartão, direto no site da Empresta ou de outras instituições de crédito.

Documentação necessária

É normal quando for solicitar um cartão consignado para BPC, que seja solicitado os seguintes documentos pessoais:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de Renda
  • Documento provatório de que é um beneficiário legítimo do BPC

Quando enviada sua documentação, correrão até 5 dias úteis para término da avaliação do seu pedido. Caso seja aprovado, o cartão BPC consignado será enviado ao seu endereço.

É importante se atentar à taxa de juros de cada instituição financeira. Normalmente elas disponibilizam uma taxa de juros menor para os beneficiários do BPC.

Explicando o BPC

Essencialmente, o BPC é um benefício apenas assistencial, ou seja, mesmo que o beneficiário não tenha contribuído com o INSS, ele ainda tem o direito de receber o benefício no valor de um salário mínimo.

Em casos de idosos, para receber o benefício a pessoa deve ter 65 anos ou mais e não pode receber qualquer benefício, exceto o Bolsa Família.

Em caso de deficiência, se quiser ser portador do benefício deve ter um impedimento de no mínimo 2 anos que não te possibilite participar de forma garantida na sociedade.

Os beneficiários do BPC devem renovar o cadastro no programa assistencial de 2 em 2 anos no CadÚnico, e devem ficar atentos, pois o INSS tem o direito de convocar os beneficiários para uma reavaliação médica periodicamente.

É importante lembrar que o BPC não é acumulativo com outros benefícios/pensões, somente com o Bolsa Família.

Como o Cartão BPC pode ser usado?

O Cartão BPC crédito pode ser usado em casos de emergência, como na compra de medicações, alimentos, viagens inesperadas, principalmente por ser disponibilizado aos beneficiários que correm mais riscos de saúde (idosos/deficientes).

É importante usar com sabedoria e de forma equilibrada, para não se perder/afogar em dívidas com as quais não pode arcar.

Prós

  • Solução em casos de emergência médica/financeira
  • Cobrir despesas inesperadas

Contras

  • Risco de endividamento
  • O valor médio do desconto mensal é de R$434,97, que é uma quantia significativa para quem só vive com um salário mínimo.

Conclusão

Espero ter conseguido te ajudar a entender como pode conseguir seu Cartão BPC e tenha tirado quaisquer dúvidas que tivesse sobre o assunto.

FAQ

O que é o Cartão BPC?

O Cartão BPC é um cartão disponibilizado aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), permitindo que utilizem seu benefício de forma prática e segura.

Quem pode solicitar o Cartão BPC?

Apenas beneficiários do BPC podem solicitar o cartão. Para ser um beneficiário, a pessoa deve ter 65 anos ou mais, ou portar uma deficiência que impossibilite seu sustento, e a renda per capita familiar deve ser igual ou abaixo de 25% do salário mínimo.

Como é possível solicitar o Cartão BPC?

Primeiro, a pessoa deve ser um beneficiário do BPC. Sendo um beneficiário, pode-se procurar bancos ou fintechs, como a Empresta, que oferecem o cartão de crédito consignado. A solicitação pode ser feita online, diretamente no site da instituição de crédito escolhida.

O que mudou com a aprovação do Supremo em relação aos empréstimos consignados para beneficiários do BPC?

Com a aprovação do Supremo, agora os beneficiários do BPC podem utilizar até 5% do consignado no formato crédito através do Cartão BPC. Antes dessa decisão, portadores do benefício não podiam fazer uso de empréstimos consignados.

Como o Cartão BPC pode ser usado e quais os riscos?

O Cartão BPC pode ser usado em casos de emergência, como na compra de medicamentos, alimentos ou viagens inesperadas. No entanto, é essencial usar o cartão com sabedoria para evitar endividamento, principalmente considerando que o desconto mensal médio é de R$434,97 para quem só vive com um salário mínimo.

AGUARDE CARREGANDO…

0