Pular para o conteúdo

Como vender no Mercado Livre passo a passo? – 4 fases!

Publicidade

Como vender no Mercado Livre? - Cefin
Como vender no Mercado Livre? – Cefin

Como vender no Mercado Livre passo a passo? Quais procedimentos devemos seguir para conseguir vender na plataforma? Existem quantos métodos para conseguir vender no Mercado Livre? Vale a pena vender produtos na internet através da plataforma? Quanto custa para anunciar no ML? Quanto posso ganhar por mês vendendo meus produtos no site?

A internet se tornou um dos principais meios de comunicação do mundo, senão o principal. Hoje, é possível falar com qualquer pessoa do outro lado do mundo, somente mandando uma simples mensagem. Porém, nem sempre foi assim, visto que inicialmente as conexões eram bem abruptas e complicadas.

Advertisements

Graças a evolução da tecnologia, atualmente todo mundo tem acesso a um computador pessoal em suas casas. Dessa ficou muito mais fácil não somente se comunicar, como também realizar uma série de outras tarefas, como por exemplo, realizar compras através de grandes plataformas e e-commerces.

Analisando por outro lado, no entanto, também surgiu a oportunidade que todos esperavam: a de ganhar dinheiro com a internet vendendo produtos nessas plataformas e e-commerces. E é por isso que, no conteúdo de hoje, vamos ensinar você a como vender no Mercado Livre passo a passo. Leia com a gente e saiba mais, vamos lá!

Como vender no Mercado Livre passo a passo?

Defina o nicho em que vai trabalhar

O primeiro passo a ser tomado, se você deseja trabalhar no Mercado Livre, é definir o nicho em que vai atuar. Um nicho é uma área específica para a qual você vai vender produtos. É possível escolher um nicho ou um micro nicho, ainda mais específico, como vender, por exemplo, iscas falsas para pescadores de plantão.

Advertisements

Esse exemplo que eu redator trouxe ao texto não foi por acaso: um de meus amigos próximos começou a vender no Mercado Livre com iscas plásticas que importava da China via AliExpress. Atualmente, ele não as vende mais, tendo passado para produtos maiores.

Porém, inicialmente era o seu foco principal. O detalhe? Ele chegou a fazer cerca de 4 mil reais de faturamento em um mês, apenas vendendo iscas a um preço baixíssimo, mas com alta rotatividade de vendas. Achou interessante? Então vá atrás do seu nicho.

Como vender no Mercado Livre passo a passo: Crie sua conta no Mercado Livre

Seguindo nosso guia, chegamos então a nossa segunda dica. Agora, é hora de criar a sua conta do Mercado Livre, a qual você usará para vender seus produtos. É importante lembrar de que existem duas opções de contas que você pode criar: uma com CPF e outra com CNPJ, que pode ser até mesmo MEI.

Advertisements

Qual a nossa recomendação? Que você crie um CNPJ, nem que seja MEI, e o utilize para abrir a conta no Mercado Livre. Dizemos isso porque, se levar as vendas a sério e em algum momento elas deslancharem, uma hora ou outra será obrigado a colocar um CNPJ em sua conta, por solicitação da própria plataforma.

Caso não cumpra com as obrigações que a plataforma solicita, todos os seus anúncios são automaticamente pausados, e convenhamos que se você tem um produto que rende mil reais limpo todo mês ao seu bolso, você não quer que ele pare de vender de jeito nenhum.

Cadastre seus produtos

Como vender no Mercado Livre passo a passo? É hora de cadastrar todos os seus produtos. Coloque todos com as especificações em ordem, de forma organizada, para que o leitor possa conseguir se orientar ao abrir o anúncio. Seja o mais breve e claro possível, o quanto puder.

Advertisements

Lembre-se de colocar uma quantidade considerável de imagens no anúncio de seu produto e, se puder, coloque também um pequeno vídeo mostrando aquele produto de perto.

Aqueça a sua conta

Feito tudo isso, é hora de aquecer a sua conta. Mas, e como fazer isso? Todos os passos que estamos mencionando no conteúdo são baseados na trajetória desse meu amigo que hoje tem um negócio de sucesso. Atualmente, seu faturamento já passa dos 50 mil reais mensais.

Quando iniciou na plataforma, o mesmo aqueceu a sua conta. De que forma? Realizando compras falsas em cada um de seus produtos em nome de conhecidos, amigos e parentes. Dessa forma, perdia alguns reais em taxas, mas ganhava posições na página de pesquisa do produto.

Foi assim que suas iscas artificiais chegaram a primeira posição de todas as palavras-chave relacionadas e semânticas. Até a próxima!