Empréstimo da Caixa com FGTS: Como funciona?

Nos dias atuais com tanta modernidade conseguir um empréstimos é muito fácil, são oferecidas muitas opções e ofertas disponíveis. Se você já trabalhou ou ainda trabalha com carteira assinada, pode fazer uso do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)  como garantia de pagamento para solicitar empréstimos ou quitar dívidas de crédito já feitos. Veja a seguir o funcionamento das linhas de empréstimos oferecidas pela Caixa Econômica Federal com Garantia do FGTS e o que você deve fazer para solicitar um empréstimo utilizando os recursos do FGTS.

Veja também:

Empréstimo na Lendico: Veja como solicitar o seu

Confira como solicitar um empréstimo para score baixo

Empréstimo Consignado do Banco Inter possui uma das menores taxas

Empréstimo com garantia do FGTS

Qualquer trabalhador, que tenha contrato regido pela CLT possui uma conta na Caixa em que seu chefe deve depositar todo mês 8% do valor total do seu salário. Esse dinheiro é usado como proteção para o trabalhador em caso de de demissão sem justa causa, o trabalhador correntista poderá usar o dinheiro em algumas situações.

uma dessas formas é solicitar um empréstimo com garantia do FGTS. Mas assim, você fará uso direto do dinheiro disponível na conta. Os empréstimos nesta modalidade usam  o dinheiro apenas como forma de garantia de pagamento do crédito solicitado, e essa garantia permite que as taxas sejam menores e as condições de financiamento sejam melhores.

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, assim como outras instituições financeiras oferecem essa modalidade de empréstimo para uso do FGTS como garantia. De modo geral, este tipo de empréstimo é destinado para aquisição de imóveis para uso residencial, porém pode ser encontradas outras opções.

A Caixa oferece empréstimo com garantia do FGTS?

É possível encontrar na Caixa Econômica Federal as seguintes linhas de crédito para fazer com uso do seu FGTS como garantia:

  • FGTS para casa própria;
  • FGTS Para Aquisição de Órtese e Prótese;
  • Empréstimo Consignado da Caixa com fundos do FGTS.

Você pode usar o seu FGTS como entrada no financiamento do seu imóvel ou para fazer a construção da sua casa própria. Se no seu caso, você já comprou, o seu saldo do fundo pode ser usado para amortizar as prestações restantes ou quitar o saldo devedor.

Existe a linha de Empréstimo Consignado com fundos do FGTS, mas essa não está disponível a todo momento, por isso você deverá ver se pode ser contratado no momento em que precisar.

Requisitos da Caixa para liberar dinheiro com o Empréstimo com Garantia do FGTS

O Empréstimo Consignado, que faz uso seu FGTS como garantia, cumpre com as mesmas regras dos Empréstimos Consignados convencionais. Para os interessados nesse tipo de empréstimo tem que comprovar tempo de trabalho apresentando um extrato da conta do FGTS, também também deve ser apresentado seu documento de identidade.

Para os financiamentos de imóveis serão exigidos vários outros documentos. Se o correntista for casado, ele deve apresentar os documentos do seu cônjuge. O titular não poderá fazer uso do seu FGTS se possuir um financiamento pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação), também não pode se já possuir um imóvel na sua cidade. Além disso é necessário que tenha no mínimo 3 anos de trabalho como CLT.

O imóvel a ser comprado também deve cumprir com alguns requisitos, como por exemplo:

  • O imóvel a ser comprado não deve ter sido objeto de utilização do FGTS anteriormente;
  • Estar em zona urbana;
  • Ter um valor máximo de R$ 1.500.000;
  • Ser para o uso de quem solicita o empréstimo.

Como fazer um empréstimo na Caixa com Garantia do FGTS?

É preciso apresentar alguns documentos para fazer um Empréstimo Consignado com Garantia do FGTS na Caixa, são eles:

  • Documento de Identificação RG ou CNH;
  • Comprovante de residência;
  • Extrato da conta do FGTS ou Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de Renda.

Por ser um crédito consignado, também é necessário que a empresa onde você é contratado possua convênio com a Caixa para para que você tenha direito esta linha de empréstimo. Para fazer um empréstimo usando o FGTS como garantia é muito fácil, só é necessário comprovar o vínculo de trabalho e ter margem de crédito suficiente disponível. Apó solicitar seu empréstimo basta aguardar a avaliação de crédito junto com a análise de perfil que a Caixa Econômica Federal deve fazer. Em caso de aprovação o dinheiro é liberado direto na sua conta.

Se você deseja usar o seu FGTS para adquirir ou construir sua casa o procedimento de contratação costuma ser mais longo, pois além de ter a simulação e a contratação, o imóvel ainda terá que passar por uma análise de engenharia. Em casa do resposta positiva para a análise e a avaliação do crédito, o contrato deverá ser assinado, daí para a frente resta apenas fazer o pagamento das parcelas combinadas e aproveitar a sua casa nova.

Utilização do empréstimo da Caixa com Garantia do FGTS

Se você deseja usar o seu FGTS como garantia irá encontrar vários requerimentos que devem ser cumpridos e situações específicas de uso do dinheiro, isso de modo geral reduz a utilização do FGTS, Sendo destinado apenas para compra de residências e alguns outros itens. No caso do Empréstimo Consignado com fundos do FGTS, não há uma indicação específica de como de ser usado o uso do dinheiro recebido. SEndo contratado o empréstimo desta modalidade, você pode usar o dinheiro da forma e com o que quiser, sem que precise justificar o uso, só é necessário pagar as parcelas da forma combinada na contratação para não correr o risco de perder seu FGTS por inadimplência.

Empréstimo com Garantia: simulação de juros

Uma das partes mais importante do processo de contratação de um crédito é a simulação, pois é nela que você tem o conhecimento das taxas de juros, do valor total do empréstimo e pode avaliar se as condições de financiamento, para saber se são convenientes ou não para sua situação. A simulação de um empréstimo com garantia do FGTS é igual a simulação considerando qualquer outra garantia, o que muda ais é o valor da garantia. Pois, quanto maior for o valor da garantia oferecida melhores serão as condições de financiamento, isso acontece porque os riscos da operação reduzidas para o banco.

Para fazer a simulação basta pesquisar por um simulador, são vários disponíveis na internet, se você for contratar um empréstimo online, a financeira deve disponibilizar um simulador próprio em seu site. Além de informar o valor que precisa, também é necessário informar a quantidade de parcelas que você deseja dividir. Informando o valor da garantia que você vai oferecer as características do empréstimo irão mudar.

Empréstimos na Caixa com Garantia

Se você não conseguir fazer um empréstimo usando o FGTS como garantia a Caixa Econômica Federal, assim como outros bancos, oferecem outras linhas de crédito utilizando garantias, veja quais são:

  • Imóveis;
  • Veículos de diferentes portes;
  • Investimentos.

Para os casos dos empréstimos com garantia de imóvel ou de veículos é preciso fazer uma avaliação do bem para poder determinar o valor que será considerado como garantia para o crédito, depende desta avaliação as condições para realizar o empréstimo.