Guia estratégico de investimentos para iniciantes em 2021

Investimentos para 2021, para quem quer iniciar um investimento é comum ter muitas dúvidas de como chegar ao crescimento financeiro. Busque aprender como começar a investir com segurança para gerar rendimentos.

Veja também:

Investimentos sustentáveis: Conheça o fundo ESG

Conheça o cartão de Crédito Azul Itaucard

Descubra os melhores investimentos para 2021

O conhecimento é a chave para que você perca o medo de falar sobre investimentos e dinheiro, você precisa saber quanto investir isso é importante.

Por que investir o dinheiro?

Qual o significado do dinheiro para a sua vida? sabemos que o dinheiro deixa tudo mais fácil para você realizar seus sonhos é o primeiro passo nessa caminhada de conhecimentos. O dinheiro, pode proporcionar paz, tranquilidade de vida, através dele você pode ter a vida que gostaria para você e sua família. Mas para que isso aconteça é necessário saber lidar com o dinheiro. Começar a poupar é um dos primeiros hábitos que estão ligados ao investimento.

Fazer economia do rendimento do dinheiro investido é obrigatório para que possa investir novamente.

Saiba que mesmo sendo pouco o seu dinheiro será possível começar ( se você tiver 30 reais será possível comprar um título do tesouro direto) Ao poupar agora você não terá problemas com dívidas.

Deixar dinheiro parado, guardado não significa poupar, desse jeito você acaba perdendo poder de compra porque seu dinheiro será corroído através da inflação.

O que é investimentos? De forma simplificada investimento, é quando compramos um produto financeiro ao emprestar dinheiro e receber de volta com juros e correções.

Ao investir, o dinheiro aumenta ao invés de ser diminuído pela inflação.

Investimento para iniciantes: 6 passos essenciais

A seguir mostraremos dicas de investimentos para quem quer iniciar.

Planejamento financeiro

Organizar planejar é o primeiro passo para quem quer começar a investir.

Com a organização e o planejamento ficará fácil, você saber tudo que entra e que sai do seu orçamento.

A planilha é outra ferramenta importante na organização e controle de gastos. Com ela, você nota tudo que recebe e tudo que sai, até os centavos.

investimentos para iniciantes

Feito o planejamento, verifique onde deve cortar coisas desnecessárias para que você economize dinheiro. Com esse modelo você terá dinheiro para investir.

Você pode traçar um valor fixo e com que frequência você pode investir. Pode ser com R $50, R $100 e R $500. O que mais faz sentido no seu orçamento.

Livre-se das dívidas

Se você tiver uma dívida atrasada antes de começar a investir, é importante quitar antes de comprometer seu dinheiro com investimentos.

Quando se tem dívidas fica impossível conseguir juntar dinheiro ou patrimônio, porque sempre terá que pagar juros  que pode vir a virar uma bola de neve.

Se esse for o seu caso é importante fazer um levantamento desses valores e procurar a empresa para realizar uma negociação. Pode ser possível você ganhar descontos.

Veja os objetivos e perfil de investidor

Essa é uma dica muito importante! definir bem seus objetivos é fundamental para quem pretende começar a investir. É isso que vai motivar e guiar para realizar os investimentos corretos para o futuro.

Após fazer o planejamento financeiro, será a hora de pensar o que fazer com o dinheiro.

Trace objetivos a curto, médio e longo prazos para não centralizar só em um tempo e deixar os demais prá trás. O equilíbrio também será muito importante nesse planejamento, com ele ficará mais fácil investir. 

Outro ponto importante na hora de traçar seus objetivos é pensar no seu perfil de investidor.

Para quem se pergunta o que é um perfil investidor, aí vai a resposta: é uma análise de todas suas características juntas e sua atitude quando se fala de dinheiro. Então é o jeito de lidar com dinheiro e com o risco de perdê-lo.

Existem três tipos de investidores:   

O conservador: é aquele que enfatiza a segurança dos rendimentos e investe em algo que ofereça baixo risco. Isso acontece porque ele não quer correr o risco de perder dinheiro, ele tem medo disso acontecer.

Moderado: É o tipo de investidor que prioriza a segurança, mas está sempre aberto a novas possibilidades de investimentos em aplicações mesmo que corra um pouco de risco.

O investidor agressivo: é do tipo que não tem medo de arriscar e não sente receio. Ele busca as possibilidade grandes mesmo que esteja vulnerável a um risco maior.

Principais investimentos para quem está começando

As dúvidas para quem está começando são frequentes. Para que você fique despreocupado e seguro dos rendimentos, a melhor alternativa são os investimentos de renda fixa.

Para isso, você compra a dívida de um banco, ou até mesmo do governo(caso do tesouro direto) e depois é estipulado um prazo com juros e correções do período.

Nos dois casos, o governo pega dinheiro dos investidores e financia os trabalhos. Em troca oferecem renda que pode ser fixa ou pós-fixa.

Quando a renda é fixa, você fica sabendo na hora da compra quanto vai ter de rendimentos. 

As taxas pós-fixadas são unidas a um indicador financeiro, como o CDI ou SELIC.

Encontramos na renda fixa os seguintes investimentos:

  • CDB.
  • Tesouro direto.
  • LCI.
  • LCA.
  • Debêntures.
  • Fundos de investimentos fixos.
  • LC.
  • CRI.
  • CRA.

Tenha uma reserva de emergência

Aquele dinheiro que está guardado e pode pagar as contas do final logo após uma crise? É o que damos o nome de reserva de emergência ou financeira.

A reserva tem uma grande importância, na hora que você precisa em eventuais imprevistos.

Se você for uma pessoa que não gosta de guardar uma reserva de emergência, tanto para o futuro quanto para o presente, você corre o risco de comprometer o futuro da sua família. Esse é um erro que deve ser evitado.

Para quem quer começar a reserva de emergência é bom investir em renda fixa pela plataforma como axp. com ela você não paga nada na hora de abrir sua conta.

Ter disciplina e paciência

Para muitos a parte mais difícil na hora de investir é a paciência e disciplina na hora de se manter de pé.

Mas essa é a fórmula para quem quer ser um investidor renomado.

Pense sempre no que você quer, e dê prioridade aos seus sonhos O resultado disso é que de forma espontânea você vai ter mais dedicação às suas conquistas futuras.

Outra dica é no mundo dos investimentos principalmente na renda fixa os resultados são um pouco demorados aparecer.

O que fazer depois que abro minha conta?

Manter a saúde financeira é muito importante para a vida de quem quer investir, ela garante trazer rendimentos. A sua organização financeira é o caminho para chegar a qualquer lugar que deseja, como uma boa aposentadoria, educação dos filhos ou a compra de imóveis.

Não precisa ser especialista em nutrição para garantir a saúde financeira, basta conhecer um pouco e consultar sempre um especialista na área.

Como ganhar dinheiro investindo

A renda mínima dos seus investimentos é a taxa de juros básica da economia. Para ter acesso a esse rendimento é preciso abrir conta na xp investimentos e deixar de investir no seu banco.

Agora para garantir rendimentos acima da taxa de juros só tem um jeito, correr riscos.