Pular para o conteúdo

Não pagar cartão de crédito o que acontece? – 3 fases de negativação!

Publicidade

3 Fases de Negativação - Cefin
3 Fases de Negativação – Cefin

Não pagar de crédito o que acontece? O que devemos fazer caso ficarmos sem pagar uma fatura do cartão? Quantos de juros são cobrados por faturas de cartão atrasadas? Posso realmente ficar sem pagar a fatura de cartão de crédito quando o banco é totalmente digital? E nos bancos físicos? Como isso funciona?

Um cartão de crédito nos dias atuais é realmente indispensável. Porém, caso não tenhamos controle financeiro, a chance de ficar com uma dívida três ou quatro vezes o valor inicial da fatura, é muito grande. Por essas e outras que esse tipo de cartão não é indicado a qualquer pessoa.

Advertisements

Existe ainda a “piada” da internet, em que basta desinstalar o app do banco digital para que a conta suma. Nada mais mentiroso, afinal, é só uma piada. É necessário entender quais são as consequências financeiras e jurídicas que se deve arcar quando não se paga uma fatura de cartão.

Por isso que, no conteúdo de hoje, além de explicarmos sobre juros e processos, vamos contar a você não pagar cartão de crédito o que acontece. Portanto, caso busque a resposta para essa dúvida, acompanhe-nos até o final do conteúdo e saiba mais. Vamos lá!

Não pagar cartão de crédito o que acontece?

Antes mesmo de continuarmos o conteúdo com outras informações sobre o assunto, vamos responder sua dúvida sobre não pagar cartão de crédito o que acontece. Ficar sem pagar a fatura do cartão é uma das piores coisas que se pode fazer, pois as taxas de juros anuais dos cartões chegam a 36%, sendo a grande maioria estipulada em 12%.

Advertisements

O que isso significa? Que uma simples dívida de mil reais pode chegar a incríveis 3 mil em um período menor do que 12 meses. Por isso é tão importante saber o que fazer quando a fatura vencer, e, acima de tudo, evitar que isso aconteça. Abaixo separamos o que acontece quando você não paga a fatura, leia:

Você é notificado pelo próprio banco

A primeira coisa que acontece é o banco entrar em contato com você. Na grande maioria das vezes, esse contato pode acontecer via e-mail, mas mensagens via SMS, pelo próprio aplicativo do banco ou então através de ligações também podem vir a ocorrer.

Tentarão lhe oferecer um parcelamento da dívida com um pouco de acréscimo no valor total. Vale a pena? Bem, quem tem que definir isso é você. Caso não tenha como pagar essa dívida de uma única vez, então o parcelamento é uma boa opção, sendo viável na grande maioria dos casos.

Advertisements

Mas, se dentro de 30 ou 60 dias você ter o dinheiro para arcar com o pagamento único e o valor dos juros ainda for menor pelo atraso do que pelo parcelamento, então vale a pena aguardar e pagar tudo junto. Ainda não vai conseguir pagar, mesmo parcelado? Então a próxima coisa acontece.

Não pagar de crédito o que acontece? Você é registrado no Serasa

O Serasa é uma espécie de sistema do consumidor que ajuda os bancos e lojas a conferir o score de crédito de alguém. Caso esse score seja muito baixo, significa que já deveu ou ainda deve muito para alguma instituição bancária ou até mesmo lojas como a Renner, Riachuelo, entre outras, visto que qualquer estabelecimento pode registrar um consumidor no Serasa por atraso.

Essa é uma das piores partes, pois seu score (que vai de 0 a 1000) fica muito baixo, com seu CPF negativado. Assim, dificilmente conseguirá comprar no crediário em outra loja, muito menos realizar pagamentos que não sejam totalmente a vista.

Advertisements

O registro acontece no SPC

Por último, respondendo a sua dúvida sobre não pagar cartão de crédito o que acontece, você é registrado no SPC. É um degrau acima do Serasa, sendo disponibilizado apenas para as negativações de bancos. No entanto a partir daí, abre-se um processo jurídico em que lhe é cobrado o valor devido com penhoras de bens em seu nome e outros métodos.

Nesse estágio, a dívida já estará 4, 5 ou até 6 vezes maior do que a dívida original. Recomendamos que evite chegar a este ponto, pois até mesmo os emolumentos do processo jurídico é você que paga, tendo que limpar o seu nome no cartório. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!