Open Banking: Veja o que esperar dele após entrar em operação no Brasil em 2021

Se você deseja ter ainda maior facilidade na hora de realizar investimentos, financiar a sua casa ou carro, além de realizar a contratação de diversos outros serviços de uma forma bastante fácil, podendo optar pelas opções de bancos e financeiras mais baratas, então saiba que graças ao Open Banking, agora você terá a oportunidade de encontrar o serviço que você deseja contratar, pagando por valores que cabem no seu bolso. 

Veja também:

Investimentos sustentáveis: Conheça o fundo ESG

Conheça o cartão de Crédito Azul Itaucard

Descubra os melhores investimentos para 2021

Caso você ainda não conheça o Open Banking e nunca tenha ouvido falar sobre ele, saiba que no artigo de hoje, você terá a oportunidade de conhecê-lo melhor e entender a forma como essa nova tecnologia funciona e como ela poderá te ajudar. Então continue ligado e vamos conferir todas as informações sobre o Open Banking e compreender melhor o que ele é.

Através do Open Banking, os bancos terão uma oportunidade incrível de conseguir expandir os seus serviços e compartilhá-los, onde será possível que eles possam alcançar um maior público. Por meio dele, o cliente vai ter a oportunidade de fazer o seu financiamento pagando mais barato. Isso porque, por meio desta ferramenta, você vai ter a oportunidade conseguir obter resultados de diversos banco, podendo conferir os que cobram taxas de juros mais baratas, que oferecem maior número de parcelamento e etc., e com isso, você terá a oportunidade de escolher a melhor opção o serviço que você deseja, podendo optar por aquele que oferece as melhores condições para você.

A ideia de se criar e colocar em prática o uso do Open Banking já havia sido planejada há algum tempo. Porém, nunca houve a iniciativa de lançar essa possibilidade para os clientes. Porém, em fevereiro do ano de 2019, com a entrada de Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central (BC), a ideia mais uma vez foi colocada sobre a mesa e o mesmo tomou a iniciativa de lançá-la agora, no ano de 2021.

O intuito do Open Banking é abrir as portas para que todas as instituições bancárias e financeiras, além da fintechs, possam divulgar seus serviços e atrair mais clientes, como também, servirá para ajudar os clientes a conseguirem ter uma maior facilidade na hora de realizar a contratação de qualquer serviço financeiro.

O Open Banking irá funcionar por meio de um aplicativo de celular, e por isso conta com tanta facilidade. Com isso, você só vai precisar baixá-lo no seu celular e começar a usar, buscando pelo serviço que deseja, filtrando as buscas e obtendo os resultados que você deseja, para escolher uma opção e contratar já o seu.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), se trata da lei criada para que os bancos mantenham seguros os dados dos seus clientes, podendo compartilhá-los apenas com o consentimento dos mesmos. A lei foi criada no ano de 2018. Porém, com o surgimento do Open Banking, o Banco Central decidiu criar uma nova lei para trazer ainda mais proteção para seus clientes, sendo assim, essa troca de informações entre cliente e banco será feita por meio do API. Com isso, além de fornecer seus dados pessoais para o banco, ele também terá que fornecer informações sobre ele para você.

Um dos pontos que deve ser reforçado e que com certeza você precisa saber, é que, com a implantação do novo Open Banking, você vai ter a chance de conseguir ficar livre das taxas bancárias. Sendo assim, o novo sistema será semelhante ao Pix, que já tem eliminado boa parte das taxas de juros bancárias.

Com certeza você já deve estar contando os minutos para que o novo Open Banking seja lançado, não é mesmo? Mas está bem próximo. O que basta é aguardarmos e desfrutar das possibilidades que esse serviço poderá nos oferecer quando for lançado.