Pular para o conteúdo

Programa Jovem Aprendiz, preparando jovens para o futuro



Jovem Aprendiz - Cefin
Jovem Aprendiz – Cefin

Quais as principais perguntas em uma entrevista do Programa Jovem Aprendiz?

Programa Jovem Aprendiz – No ensino médio, os jovens recitam fórmulas físicas, regras portuguesas e equações matemáticas para completar seus estudos. Portanto, para conseguir o primeiro emprego, como aprendiz, você também precisa colocar os estudos em prática, o que não é fácil.

 Para você que está procurando o primeiro emprego e deseja se candidatar ao programa, preparamos algumas dicas que o ajudará ao longo do caminho.

Para te ajudar neste momento tão importante de suas vidas, como os ENEM na vida estudantil. Existem algumas dicas e técnicas para deixá-lo mais calmo diante do nervosismo e o ajudarão também a gerenciar melhor o seu tempo. Essas dicas podem ajudá-lo muito ao longo do caminho para alcançar seus objetivos.

Com tantas variedades de materiais de estudo, parece que as entrevistas de emprego são mais exigentes do que muitos esperam. No entanto, se você prestar atenção em tudo o que o processo exige, não é tão complicado.

Vamos ajudá-lo com algumas das perguntas e respostas mais citadas em uma entrevista que podem facilitar sua vida e reduzir a dor no processo.

Os recrutadores já possuem o conhecimento que vocês jovens não possuem experiências. Por este motivo, eles querem saber alguns outros pontos sobre você, como por exemplo, eles querem ver a sua capacidade de crescer profissionalmente. Com isso, são três coisas são usadas para avaliar os jovens.

Programa Jovem Aprendiz – Avaliação em 3 passos

Primeiro passo, os recrutadores querem saber você gosta de aprender e se é apaixonado pela função que ocupam.

Segundo passo é a comunicação, eles querem saber se você consegue se comunicar bem, se é eficaz, se consegue explicar as perguntas e as instruções. É até uma das habilidades mais cobiçadas pelas empresas.

Terceiro passo, os recrutadores procurarão avaliar se você está realmente agregando algum valor à equipe, portanto, pergunte antes de concluir a dinâmica da equipe.

Ter essas três qualidades profissionais é fundamental para que você chame a atenção e consiga de fato a vaga de emprego que almejam. É por isso que é tão importante manter esses fatores em mente em suas respostas durante uma entrevista de emprego, pois isso certamente se destacará.

O que também pode acontecer  em uma entrevista é uma exigência muito comum na vida de todos. Isso ocorre porque em algum momento os recrutadores podem pedir ao jovem entrevistado para falar mais sobre si mesmo.

No entanto, essa situação pode ter prevalecido de alguma forma na vida dos jovens porque há aquele momento famoso na escola em que todos precisam se apresentar, mas muitas vezes há um verdadeiro vazio no cérebro.

Desde modo, em uma entrevista do Programa Jovem Aprendiz, isso não pode acontecer de forma alguma. Por isso, estamos aqui para oferecer ótimas dicas para que você possa se sair bem nas tão esperadas perguntas difíceis sobre você.

Passos importantes

Neste ponto, também é importante lembrar outras experiências que você teve em algum momento de sua vida e também, por exemplo, um pequeno trabalho ou se você fez algum trabalho voluntário ou até mesmo hobbies. Se você tiver alguma conquista nessa área, não deixe de mencioná-la.

Durante a conversa, aproveite esta oportunidade para explicar um pouco mais sobre seus talentos e qualidades, mas dê preferência, coisas que se encaixam na vaga que deseja. Também reserve um tempo para explicar suas intenções para a empresa e como a sua participação neles vai te ajudar a se desenvolver profissionalmente.

Uma pergunta que muitas vezes é feita aos candidatos para avaliar se eles realmente concluíram a tarefa é sobre o quanto o candidato sabe e conhece a empresa em que deseja se ingressar.

Por isso, é necessário fazer uma  pesquisa antes sobre a empresa, fatores como tamanho da empresa, falar sobre seu passado, o presente em que sempre viveu e explicar como a empresa se encaixa no momento atual do setor e diga o quão animado você está para fazer parte do futuro da empresa.

Além disso, o que acostumam acontecer ao longo das entrevistas é o recrutador  pergunta r sobre o por que você quer trabalhar para a empresa em questão. Então, neste momento, aproveite para contar ao recrutador o que você sabe sobre os projetos da sua empresa e dizer o que mais gosta neles.

Considerações finais

Os recrutadores valorizam os candidatos que mostram que desejam uma carreira na empresa, portanto, a questão dos candidatos verem seu lugar em cinco anos costuma ser uma das mais comuns em uma entrevista.

Se a empresa for pequena, não diga que deseja uma posição de liderança, mas mencione os projetos que pretende desenvolver, mencione sempre as habilidades que deseja desenvolver para que isso aconteça se mostre bastante interessado.

No final, o entrevistador costuma fazer a pergunta mais desconfortável sobre você, que é seus pontos fracos. Neste caso, ele só quer saber se você pode ser autocrítico, não tem o que temer, explique tudo detalhadamente sobre você, exemplo: Explique como o passado pode ter afetado você, mas mostre que você se evoluiu e procura sempre ser uma pessoa melhor e progrediu nisso.

Para ver mais dicas e como se candidatar, veja nos stories.